Notícias
recent

Volkswagen Gol BX 1981

Quando me disseram para escrever sobre o Volkswagen Gol BX 1981, Básico e pelado de tudo, eu fiquei até assustado, pois não queria decepcionar essa grande legião de fãs que esse pequeno puro sangue tem. Bom, em primeiro lugar se você acha que vamos falar das famosas rodas orbitais, acertou, iremos falar dela também. Mais antes pretendo contar uma historia um pouco curiosa da minha experiência com esse veiculo o Gol.
Não me lembro o ano, minha memória é péssima para datas, não conto o tempo como as pessoas comuns sempre contam, conto de uma forma mais prazerosa, vamos lá. Meu irmão comprou um golzinho 1981 batedeira, ou melhor, dizendo um BX refrigerado a ar, porém nada menos que um 1.6, um barulhento grande motor de fusca, uma grosseira se tratando de um carro que anos mais tarde faria uma história notável aqui no Brasil. Andamos de BX durante uns dois anos acredito, onde me recordo de um episódio onde íamos a praia, isso foi  inesquecível com o poderoso BX, onde a base do carburador simplesmente congelava ao ponto de formar estalactites onde o motor começava até falhar durante a descida da serra, mais também ali se refletia a diferença de altitude onde o carburador não sabia o que fazer.
Voltando ao BX, ficamos dois anos fazendo caldo de cana quando de repente eis que surgiu um Gol GT perda total, não me pergunte porque era perda total, o carro estava inteiro, fiquei imaginando se seria porque estava banhado em sangue o banco do motorista, mais vamos seguir a história, esse gol tinha todas as peças para nosso tão querido BX , foi ai que começamos a morfagem de BX para GT.
Dia após dia fomos limando e cortando o Gol GT e transferindo peça a peça para nosso BX até que em uma linda tarde de quinta-feira, eis que nos aparece um motor e cambio modernos para nosso Small German. Adicionamos tudo que era possível de motor ao forro de porta, todas as peças se encaixavam e até pareciam parte do nosso extinto BX, agora chamado de GT e foi então que veio a hora mais escura, a parte burocrática, é queridos leitores, a documentação. Registrar todo esse trâmite foi difícil, só a legalização da mecânica levou seis longos meses, depois a suspensão e assim por diante, mais no final tínhamos criado o melhor e mais reluzente veiculo já produzido por dois irmãos. Tudo isso já aconteceu a mais de 16 anos, uma época que tudo era mais difícil e sinceramente não tenho mais coragem de realizar uma façanha como essa, mais é isso que constrói nosso caráter, nossa historia, nossas vidas. Já ia me esquecendo vou falar agora da roda orbital, se eu bem me lembro à roda orbital, tão usada em carros da linha Volkswagen surgiu em um carro conceito. Esse carro era o Futura, ele foi apresentado ao público no salão do automóvel de São Paulo em 1990 para antecipar as tendências dos carros dos anos 2000, mas nunca entrou em produção. O Futura possuía um sistema de estacionamento automático onde suas quatro rodas giravam 360º e sensores calculavam a distância para os outros veículos, estacionando o carro sozinho.
Bom, essa foi minha experiência com o poderoso Gol BX 1981 onde ainda tenho o prazer de ter contato com esse carro, meu irmão vendeu ele meses mais tarde para uma família que ainda usa o carro para ir ao mercado e viagens esporádicas, vejo ele de vez enquanto estacionado na garagem só esperando o dia de dar uma voltinha.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização do autor da obra. Sujeito a penalidades previstas em lei.Todos os Direitos Reservados ao Hot Wilson do Brasil S/A. Opiniões e sugestões e agradecimentos, favor enviar email para: contato@hotwilson.com 
Lobo Ucrânia

Lobo Ucrânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo!

Tecnologia do Blogger.