Notícias
recent

O Honda Civic VTi

O Honda Civic VTi ficou famoso por seu motor, o chamado B16, e sua potência específica de 100 cv/l. Ele também foi o primeiro na história a empregar o comando variável VTEC. Por estas duas razões, sozinhas, o Civic VTi merece entrar na nossa série sobre os melhores hot hatches já feitos no universo conhecido. Mas não é só isso — definitivamente não. Ele também é um ícone da cultura automotiva mundial, especialmente a cena de modificação — nas garagens, oficinas e pistas e, claro, nas ruas.






O VTEC (sigla para Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, ou “Controle eletrônico variável de tempo e levante de válvulas”, em uma tradução literal) trazia árvores de comando com dois conjuntos de ressaltos (ou “perfis”) — um para rotações baixas e outro, para um regime de funcionamento mais alto. A partir de uma determinada quantidade de rotações por minuto, a central de controle do motor é alternada entre os perfis. Essa mudança de atuação sobre as válvulas é fortemente percebida e por isso ficou conhecida como “VTEC kick“.

Quando o carro está girando mais baixo, o perfil mais amansado o é o escolhido. Girando alto, o perfil é trocado para o mais agressivo que, com seus ressaltos, altera o tempo de abertura das válvulas e a altura de levante, de modo que o fluxo de ar e combustível seja otimizado para aquela faixa de rotações. Sendo assim, em gir0 mais alto o motor “respira” melhor e o carro anda mais.

Pelo alto rendimento do motor B16, o Civic VTi também ficou bastante popular entre os corredores de rua do Japão, têm uma predileção quase doentia pelo Civic, e focam-se em tornar o comportamento dinâmico ainda mais afiado porque o motor já da conta do recado. Se toda a história do Civic VTi não é suficiente para incluí-lo entre os melhores hot hatches do universo, podem mandar nos internar.


Lobo Ucrânia

Lobo Ucrânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo!

Tecnologia do Blogger.