Notícias
recent

Contran prorroga exigência dos extintores ABC para o dia 1º de julho

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) confirma em nota divulgada nesta semana a prorrogação do prazo para obrigatoriedade do uso dos extintores ABC. Depois de ser adiado no início do ano, o prazo para exigência do equipamento sofre o segundo adiamento seguido e agora passa a vigorar a partir do dia 1º de julho. Dessa forma, até a data limite nenhum motorista poderá ser multado por não contar com o dispositivo. A medida, mais uma vez, foi motivada pela escassez do produto nas lojas.

Os extintores ABC substituem os BC que são capazes de combater apenas chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Os novos, por sua vez, são eficazes também para eliminar chamas que se propagam por materiais sólidos, como bancos, tapetes, papel e painéis do carro. O mais antigo tem validade de três anos, com direito a uma recarga, enquanto o novo vale por até cinco anos, sem reabastecimento.

Desde 2009, quando a medida foi anunciada, todos os carros novos saem de fábrica com o extintor ABC. Os modelos mais antigos é que têm de se adequar à nova regra. Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme define o Código de Trânsito Brasileiro.
Lobo Ucrânia

Lobo Ucrânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo!

Tecnologia do Blogger.