Notícias
recent

Especial Hot Wilson: O lendário Alfa 164 Pro-Car

Quando eu era criança ficava observando os carros que passavam na rua, sempre esperando que um me chamasse a atenção, quando fiquei mais velho puder perceber a nostalgia dos anos 80’ onde surgiu o lendário Alfa Romeo 164, desde a primeira vista pude notar o poder dos Alfa na minha vida.




Design duvidoso e linhas retas de ângulos oblíquos com chanfros lineares, não é esteticamente o melhor veículos aos olhos dos brasileiros onde o que reina é o design escarnioso dos anos 70’.


No lançamento do Alfa 164 em 88’, a FIA, ia criar uma categoria background para a F1 a não menos importante, Pro-Car. Apenas um nicho da DTM, muito comum naquela época, onde é fato que essa categoria incomodava a F1 por seu prestigio e obsolescência italiana.


Já com a categoria em estudos, a MRD, Grupo da extinta equipe F1 a Brabham, que na época era de propriedade da Alfa Romeu, logo, desenvolveu a Alfa Romeo Pro-Car.



O Alfa 164 Pro-Car teve a sua estrutura alterada para carregar seu trem de força com posição central, seu motor era um V10 de 3.5l de 625hp o mesmo trem de força usado pela equipe LIGIER da F1, onde esse motor surgiu em 85’ quando a Alfa tinha planos para voltar a F1, mas, a Fiat barrou o projeto para a construção de algo popular, motores de baixa cilindrada. Rege a lenda que toda essa historia gira em torno do projeto Fiasa.




A categoria Pro-car foi cancelada de forma brusca e linear como o modelo. Felizmente foi desenvolvido um único carro para a categoria, o Alfa Romeo 164 Pro-Car. onde tecnicamente é um fórmula 1 disfarçado de um Sedã Italiano.



Ele é idêntico ao carro de produção, porém adaptado às normas da categoria. Pesava os exatos 648 KG, e era capaz de atingir 450 km/h de painel e 340 km/h de final, cobrindo o percurso de 402 metros em 9.5 segundos, porém esses dados nunca serão confirmados, pois esse modelo nunca mais vera a luz dos anos 80’ novamente. Ou será que podemos esperar uma releitura do modelo no próximos anos...Quem sabe.





Fonte: Hot Wilson | www.hotwilson.com 
Escrito e Publicado por Lobo da Ucrânia 
Todos os direitos reservados Hot Wilson 2016




Lobo Ucrânia

Lobo Ucrânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo!

Tecnologia do Blogger.